O aleitamento materno é o melhor começo de vida para o bebê, já que fornece nutrientes vitais e protege contra infecções. Também ajuda a proteger você de várias doenças, assim como dá condições para que você volte a forma de antes a gravidez com mais rapidez. Além do que o contato pele a pele favorece a criação de fortes vínculos físicos e emocionais entre vocês dois, binômio mãe-bebê.
É bom lembrar que todo recém-nascido perde entre 5 a 10% do peso de nascimento na primeira semana de vida e isso é completamente normal. Não quer dizer que seu leite é fraco ou que você está sem produção de leite.
Nos primeiros dias após o parto, oferecer as 2 mamas ao bebê, ficando cerca de 10 a 15 minutos em cada para uma para estimular a produção de leite;
Após a descida do leite, por volta do 2º-5º dia de pós-parto, deixar o bebê mamar até a mama esvaziar e só depois oferecer a outra, começando na mamada seguinte pela última mama que deu.
Dica prática: Para você lembrar qual foi a última mama, deixar um anel na mão que terminou ou um prendedor de cabelo no pulso. E deixar nessa mama, um terço do tempo total da mamada. Ex: a mamada total dura 30minutos, deixar 10minutos na mama que terminou e depois até o bebê largar na outra mama.
Na primeira semana, não adianta forçar muito a barra para estabelecer horários para as mamadas. Você e o bebê ainda estarão se acostumando, por isso seja flexível e dê o seio quando ele pedir. O leite é produzido na base da demanda: quanto maior a demanda, maior a oferta.
A partir da segunda ou terceira semana de vida o bebê começa a apresentar horários mais fixos para a mamada, em torno de 2/2 ou 3/3h. O ideal é não deixar ultrapassar 4,5h para a próxima mamada.
Os bebês acordam naturalmente uma ou duas vezes para mamar durante a noite, até mais ou menos 6 meses de idade.
Quando o bebê mamar, ele extraíra, em primeiro lugar o leite mais aguado e que sacia a sede, seguido pelo leite mais grosso e repleto de calorias para deixá-lo satisfeito. Nem mesmo nos dias de mais calor ele vai precisar de outros líquidos, apenas vai mamar com mais frequência.
Os bebês devem mamar exclusivamente o leite materno até os 6 meses. Isso significa que até essa idade eles não precisam de mais nada, nem água ou chá. Após esse período inicia-se a introdução de alimentos e a amamentação deve seguir, no mínimo, até 2 anos;
A mãe deve ter uma alimentação saudável (evitar álcool e cafeína), ingerir bastante líquido e descansar, sempre que possível.