O uso da chupeta ainda é muito contraditório entre médicos e também para os pais. Usar ou não usar? Se usar, quando devo retirar? Qual o melhor modelo?
O uso de chupetas, ou sucção não nutritiva, é normal e aceitável em bebês. Ainda no útero, os bebês já chupam o dedo, isto é importante pois garante que ao nascer, ele consiga se alimentar. O ato de sugá-la acalma e transmite prazer, estando relacionada com a fase oral, que vai do nascimento até por volta dos 2 anos de idade.
Se for vontade da família oferecer a chupeta oriento aguardar até por volta da 2°semana de vida, assim seu bebê já estará bem acostumado com o aleitamento materno, diminuindo as chances de largar o seio.
Para cada faixa etária há um tamanho de bico recomendado. Quanto ao formato do bico dá-se preferência ao bico ortodôntico, menos prejudicial aos dentes.
Evite de oferecer a chupeta ao seu bebê o tempo todo, deixe para fazê-lo nos momentos em que for realmente necessário: choro intenso, cólicas. Após ele se acalmar, a chupeta pode ser retirada.
Há estudos que indicam menor incidência por morte súbita entre os bebês que usavam chupeta. Mas por outro lado, a incidência de infecções orais (como sapinho, otites e amigdalites) é maior em crianças que usam a chupeta. Por este motivo é muito importante esteriliza-la após o uso ou quando cai no chão
A chupeta deve ser retirada por volta dos 2 anos de idade, de forma gradual, para que a criança não entenda a retirada como uma perda. Os pais já não devem deixar a chupeta tão disponível e devem ir conversando com a criança que está chegando a hora de deixar de chupar a chupeta.
Modelos: